Histórias Infantis - Sitio do PicaPau Amarelo

    Author: Rion Ash Genre: »
    Rating


    INFANTIL - Histórias Infantis - Sitio do PicaPau Amarelo - 1952 - Primeira Versão - (Tupi) e histórico
    Sítio do Picapau Amarelo (Tupi)
    LDS - Odeon 3.006 - Microssulco - 331/3
    R.P.M. inquebrável - BR-LD-015


    por Tatiana Belinky
    baseado no original de Monteiro Lobato
    Lúcia Lambertini e elenco do T.E.S.P.
    narração de Julio Gouveia

    01. A Pílula Falanta (Tatiana Belinky) adaptação do original de Monteiro Lobato
    com Lúcia Lambertini (”Emilia”) e elenco do T.E.S.P.
    Narração e Direção de Julio Gouveia
    Música do Mto.Luiz Arruda Paes

    02. O Casamento da Emilia (Tatiana Belinky)adaptação do original de Monteiro Lobato
    com Lúcia Lambertini (”Emilia”) e elenco do T.E.S.P.
    Narração e Direção de Julio Gouveia
    Música do Mto.Luiz Arruda Paes


    Histórico -

    Tupi - 19h30
    de 3 de junho de 1952 a 1962
    360 episódios


    criação, roteiros, produção e direção de Júlio Gouveia e Tatiana Belinky
    baseada na obra de Monteiro Lobato

    Sinopse Sítio do Picapau Amarelo

    Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sítio do Picapau Amarelo, afastada do barulho e da correria da cidade grande.
    A preta Tia Nastácia compartilha dessa vida calma cozinhando quitutes para a sinhá e sua neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias do qual a personagem principal é a sua boneca Emília, feita por Tia Nastácia com restos de pano. Também vivem no sítio o velho Tio Barnabé e seus ajudantes Zé Carneiro, Garnizé e João Perfeito, responsáveis pela manutenção do sítio.
    Um dia, Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, que por coincidência, fica localizado no ribeirão do sítio. O príncipe fica encantado com a menina e a convida a conhecer seu reino. Lá ela é apresentada aos mais proeminentes súditos de sua majestade, como a azeda Dona Carochinha, responsável por administrar os contos de fadas, e determinada a manter o Pequeno Polegar preso em seus livros. Também o Doutor Caramujo, um renomado cientista que dá à boneca Emilia a pílula falante. Depois que ingere o remédio, Emília começa a falar e não pára mais.
    Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia o seu primo Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. O menino também tem um amigo montado por Tia Nastácia, o Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido por um bom tempo
    nos meios dos livros, o Visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.
    No Sítio do Picapau Amarelo tudo é possível. A fantasia se mistura com a realidade fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico, onde transitam a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, e outros personagens fantasiosos.

    Quem É Quem Sítio do Picapau Amarelo (Tupi)

    Lúcia Lambertini - Emília
    Dulce Margarida - Emília
    Sérgio Rosemberg - Pedrinho
    Julinho Simões - Pedrinho
    David José - Pedrinho
    Lídia Rosemberg - Narizinho
    Edi Cerri - Narizinho
    Leny Vieira - Narizinho (Rio de Janeiro)
    Rubens Molino - Visconde Sabugosa
    Luciano Maurício - Visconde Sabugosa
    Hernê Lebon - Visconde Sabugosa
    Daniel Filho - Visconde Sabugosa (Rio de Janeiro)
    Sydnéia Rossi - Dona Benta
    Wanda A. Hammel - Dona Benta
    Suzy Arruda - Dona Benta
    Leonor Pacheco - Dona Benta
    Benedita Rodrigues - Tia Nastácia
    Zeni Pereira - Tia Nastácia (Rio de Janeiro)
    Ricardo Gouveia - Rabicó
    Paulo Basco - Dr. Caramujo
    Mara Mesquita - Peter Pan


    Bastidores Sítio do Picapau Amarelo (Tupi)

    O Sítio do Picapau Amarelo, a obra imortal de Monteiro Lobato,foi criado em 1921,e seu sucesso não restringiu-se apenas às publicações reeditadas de tempos em tempos,pois já teve, pelo menos,2 versões para o cinema e 5 séries de televisão.
    Em 1952 o programa Teatro Escola de São Paulo - TESP - um teleteatro dirigido ao público infantil, criado em 1948 por Júlio Gouveia e sua esposa Tatiana Belinky, levou ao ar a primeira adaptação do Sítio para a televisão. A Pílula Falante, um dos capítulos do livro Reinações de Narizinho, foi a história escolhida para ser exibida ao vivo na Tupi. O sucesso alcançado por esta única apresentação levou a emissora a produzir a primeira série de televisão do Sítio do Picapau Amarelo.
    O programa estreou em 3 de junho de 1952 (às quintas-feiras, 19h30), com a reprise do episódio A Pílula Falante, ficando no ar por 11 anos. Paralelamente à exibição ao vivo em São Paulo, a TV Tupi do Rio de Janeiro exibiu, por dois meses no ano de 1955, uma versão da série com direção de Maurício Sherman e produção de Lúcia Lambertini, que também interpretava a Emília ao lado de Daniel Filho (o Visconde) e Zeni Pereira (Tia Nastácia).
    A fama atraiu os patrocinadores tranformando a série no primeiro programa a utilizar a técnica do merchandising na TV brasileira. As histórias não tinham interrupção para o intervalo comercial, por isso, durante os diálogos ou cenas com os atores fixos, eram introduzidas divulgações de produtos como Vitaminas Bolos, Biotônicos Fontoura e Kibon.
    Apesar de ter conquistado o público e os patrocinadores, a produção da série era reduzida a um único cenário fixo, a varanda do sítio, na qual ocorria a maioria das cenas. Os demais eram montados na hora dependendo das exigências de cada história. Também não haviam efeitos especiais e muitas mágicas, inerentes às histórias, precisavam ser adaptadas aos recursos da época.
    “Quando um anjinho caía do céu, ele literalmente desabava sobre o cenário”, lembra Tatiana Belinky. Um LP era segurado pelos dedos num toca-discos para dar
    os efeitos sonoros. Para encenar No Reino das Águas Claras, Tatiana pôs o aquário de sua casa à frente da câmera: os atores eram vistos cercados por peixinhos. “Só fizemos o que fizemos porque ninguém contou que não era possível.”
    Poucas histórias de Lobato foram descartadas na Tupi, por serem de difícil execução ao vivo, como O Poço do Visconde.
    Cada episódio tinha a duração de 45 minutos, iniciado com o tema da música Dobrado, composto por Salathiel Coelho, e com as imagens de Júlio Gouveia abrindo um livro para contar uma história. Ao final, o episódio terminava com Júlio fechando o livro. Os produtores tinham como objetivo manter a respeitabilidade do original trazendo situações que possibilitassem a educação infantil sobre a história universal e problemas do cotidiano da época, tal qual os livros de Lobato.
    Mas a série encerrou sua produção em 1962, com um total de 360 episódios, quando Júlio Gouveia afastou-se de seu trabalho em televisão. No entanto os episódios do Sítio foram “reprisados” durante o ano de 1963. Por terem sidos exibidos ao vivo, a reprise consistia em reencenar cada episódio com pequenas variações de diálogos e textos, as quais eram feitas por Lúcia Lambertini.
    A atriz Dulce Margarida interpretou a boneca Emília em duas ocasiões substituindo Lúcia Lambertini: quando Lúcia se casou e quando ficou grávida.
    Em 1964, o Sítio do Picapau Amarelo foi resgatado pela TV Cultura, numa nova produção comandada por Lúcia Lambertini. O Sítio voltaria ao ar, pela TV Bandeirantes, em 1967, novamente sob o comando de Júlio Gouveia e Tatiana Belinky e os respectivos atores da Tupi - mas dessa vez, sem sucesso.
    Entre 1977 e 1986 a Globo, em conjunto com a TV Educativa, produziu a série de maior sucesso até então. E, a partir de 2001, também pela Globo, foi ao ar a quinta versão do Sítio para a televisão.
    todos os dados da serie foram fornecidos por Nilson Xavier - www.teledramaturgia.com.br

    CREDITO - CANTOS E ENCANTOS

    1-
    Sítio do Picapau Amarelo (Tupi)

    http://rapidshare.com/files/246495845/1952_-_Sitio_do_PicaPau_Amarelo_-_Tupi_1.rar.html
    http://rapidshare.com/files/246498892/1952_-_Sitio_do_PicaPau_Amarelo_-_Tupi_2.rar.html

    2 Responses so far.

    1. Anônimo says:

      VIRGINIA DE MAURO A LULLY DE BETO CARRERO LANÇA SEU NOVO CD CONTANDO A HISTÓRIA DO HERÓI NACIONAL E HOMENAGEANDO O PARQUE TEMÁTICO.
      CD MUNDO ENCANTADO ESTÁ DIVINO. VISITE VIRGINIA DE MAURO NO YOUTUBE sessão TRAPINHAS.
      E PARABENS PELO BLOG, AS CRIANÇAS MERECEM

    2. Anônimo says:

      bom reinaçoes de narizinho e um dos livoros mais legais que eu ja li e muito interessante tem varias historia e voce mergulha em cada pagina e melhor que a outra

    Leave a Reply

    Que bom que você vai comentar.
    Agradeço seu comentário.
    Volte para saber das novidades