A Pata da Gazela

Sinopse
Na guerra dos sexos, vence o leão ou a gazela? A pergunta, retórica e romântica, fornece o fio condutor de “A Pata da Gazela”, um “romance brasileiro”, na denominação de José de Alencar.O autor baseou-se em uma fábula do francês La Fontaine para criar um painel de costumes contemporâneos do Rio de Janeiro imperial de 1870. As principais cenas do livro se passam na Rua do Ouvidor, espécie de reflexo reduzido de Paris, com suas galerias, lojas e pontos de encontros. No jargão da época, o jovem Horácio de Almeida é um “leão”, conquistador indomável, “príncipe da moda”. Não se porta de maneira diferente quando encontra a linda Amélia, juntando-lhe um sapato. Claro, o objeto serve para que se reencontrem. Alencar pinta o mundo da moda num “romance de rua”. -- por Luís Antônio Giron

A Viuvinha

Sinopse
O Rio de Janeiro ainda se lembra da triste celebridade que, há dez anos passados, tinha adquirido o lugar onde está hoje construído o hospital da Santa Casa. Houve um período em que quase todas as manhãs os operários encontravam em algum barranco ou entre os cômoros de pedra e areia o cadáver de um homem que acabara de pôr termo a sua existência (...) Amantes infelizes, negociantes desgraçados, pais de família carregados de dívidas, homens ricos caídos na miséria, quase todos aí vinham, atraídos por um imã irresistível, por uma fascinação diabólica. (...) Ouviram-se tiros de pistola; os trabalhadores que vinham chegando para o serviço correram donde partira o estrondo e viram sobre a areia o corpo de um homem, cujo rosto tinha sido completamente desfigurado pela explosão da arma de fogo. Um dos guardas meteu a mão no bolso da sobrecasaca e achou uma carteira, contendo algumas notas pequenas, e uma carta apenas dobrada, que ele abriu e leu: Peço a quem achar o meu corpo o faça interrar imediatamente a fim de poupar a minha mulher e aos meus amigos esse horrível espetáculo. Para isso achará na minha carteira o dinheiro que possuo(..)

Cinco Minutos

Sinopse:
No ônibus, ele tocou sem querer a mão de sua vizinha. E a surpresa: não houve resistência ao seu gosto. Do rosto oculto por um véu, nada se conseguia ver. Quem seria aquela misteriosa mulher? Depois do encontro, ainda ressoavam em sua memória as últimas palavras de moça: "Não te esqueças de mim". Até que um dia, num baile... Postado por Lancelot
DOWNLOAD
Diva

Sinopse
Diva (1864) pertence ao grupo de "romances urbanos". Nesta narrativa, Alencar analisa e retrata a sociedade fluminense do século XIX e faz uma investigação psicológica da vida de uma mulher - a personagem central do romance.

Encarnação

Sinopse
Romance do duplo, este último romance "urbano" de José de Alencar é o delírio poético da recusa da morte e da perda, na figura de Hermano, viúvo há bastante tempo de Julieta, e que mantém por ela um amor inalterado e uma fidelidade absoluta; e na figura dúbia de Amália, que se casa com Hermano e se torna a cada dia, mais semelhante a Julieta, na tentativa de fazer o marido amá-la.

Iracema

Sinopse
As desventuras da filha do pajé dos tabajaras, que se apaixona pelo primeiro colonizador do Ceará, contadas com uma refinada prosa lírica.

Lucíola

Sinopse
Neste romance romântico, o autor caracteriza o ambiente burguês, seus hábitos, suas festas, suas crenças e ideais de vida. Personagens apaixo-nados e o dinheiro como propulsor da felici-dade são os principais ingredientes da obra de José de Alencar. Mistérios, preconceitos sociais, doenças incuráveis e até mesmo a morte são os principais antagonistas da felicidade dos per-sonagens.

O Demônio Familiar

Sinopse
José de Alencar é considerado um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra. E não foi somente como romancista que se destacou; sua obra teatral é realmente considerável, com várias comédias e dramas. A comédia O Demônio Familiar (1857) é considerada uma de suas melhores peças teatrais. Foi escrita na mocidade do grande homem de letras. José de Alencar já ingressou no teatro com um propósito definido, armado de uma teoria. Escreveria com o intuito de melhorar o teatro de seu tempo, que procurava ganhar as boas graças do público, pelo riso fácil. Em O Demônio Familiar, Alencar alcançou plenamente seu ideal de comediógrafo.

O Guarani

Sinopse
O romance conta a história de amor entre o Índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII. Escritor romântico enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade.

Senhora

Sinopse
Senhora representa o ponto mais alto da ficção urbana do autor. O romance é uma metáfora do luxo, do desejo e do dinheiro. Como bem disse um crítico: reflete a decadência de valores do Segundo Império.

Til

Sinopse
Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Texto integral enriquecido com notas explicativas. Suplemento de Leitura com questões dos grandes vestibulares.

Ubirajara

Sinopse
Ubiraja é uma das obras de José de Alencar mais lidas, onde a chama de ´uma lenda tupi´. Este livro faz parte das obras de leitura obrigatória nos vestibulares de diversas universidades.

|