
"Um caderno de notas que mata todo aquele que tiver seu nome escrito nele". Esta é a definição conhecida pelos fãs do popular mangá - e que também tem uma versão animada de enorme sucesso - Death Note, escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado Takeshi Obata, publicado pela editora Shueisha na revista Weekly Shonen Jump de dezembro de 2003 a maio de 2006.
A trama tem como protagonista o estudante Yagami Raito que, ao descobrir o misterioso caderno que dá nome a série, começa a utilizar suas habilidades sobrenaturais para matar bandidos e fazer justiça.
O quê você faria se pudesse controlar as ações de uma pessoa e a sua morte como bem entendesse? Essa é a pergunta que Light Yagami tenta responder ao conseguir pôr as mãos no "Death Note", uma espécie de caderno que permite ao portador decidir como as pessoas devem morrer. Com o Death Note e o shinigame Ryuk (o dono do livro), Light começa a fazer sua "limpeza" no mundo, onde ele mata todos aqueles que considera como criminosos. Para impedir essa matança, um grande investigador chamado L é contratado para solucionar o caso e descobrir quem é o assassino por trás de todas essas mortes. Escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Foi publicada pela revista semanal Shonen Jump, de Janeiro de 2004 a Maio de 2006, totalizando 108 capítulos compilados em 12 volumes.