2021 - Ciberpajé (org.) - Marca de Fantasia

    Author: Rion Ash Genre: »
    Rating


    2021 é uma coletânea de ficção científica produzida durante o contexto da pandemia do Covid-19 por autores brasileiros que utilizaram o período da quarentena para dar vazão a contos que falam sobre caminhos possíveis da pós-humanidade, extrapolando o presente do confinamento e insegurança que vivemos nesse momento que já é por si só pura ficção científica.

    Além dos contos, as artes de Ciberpajé (Edgar Franco), organizador do livro, ampliam as perspectivas imaginativas e remetem ao seu universo ficcional da Aurora Pós-humana. Os contos trazem diferentes tonalidades e observações sobre as relações entre a assim chamada humanidade, inteligências artificiais, seres e animais “não-humanos” e uma multiplicidade de formas de vida em interação constante. Tais interações geram formas visuais, sonoras, e por vezes quase táteis em suas descrições nos provocando a repensar noções de conflitos, tensões – ou até mesmo formas de comunicação não-violenta – nas relações delas decorrentes.

    Alguns contos adicionam um certo tom de humor e ironia como é o caso de “Um exoantropólogo em um mundo pós-humano” de Edgar Smaniotto em sua emulação de linguagem jornalística de divulgação científica; outros flertam com o terror como é o caso de “O Ninho no Nariz do Boneco” de Octavio Aragão e “O aplicativo” de Gian Danton. Até mesmo uma mescla scifi de antropofagia, tropicalismo e dodecafonismo – pela visão de Nelson de Oliveira em “Pandemônyo em Pyndorama: alegrya, alegrya” – como se Tom Zé reescrevesse um funk carioca em forma de conto.

    Os sete contos têm em comum uma boa dose de psicodelia que cadenciam a leitura. Outras reflexões se inter-relacionam com o antropoceno e os movimentos ecológicos, como é o caso de “Onde as (nano)cores se arvoram” de Gazy Andraus e da quase aventura de “Et in Arcadia ego” de Fábio Fernandes”. Outro ponto seria a relação entre pós-humanidade e tradições religiosas ancestrais, como vemos em “O nascimento do rei Poedi” de Fabio Shiva, que mescla scifi às lendas fantásticas.

    A coletânea 2021 nos traz um bom panorama de como a pandemia desvela a criatividade e aponta outros caminhos para a escrita de ficção científica nacional.


    Link Download:
    Todos os arquivos são verificados  e possuem encurtamento Adfly. Clik aqui " Aprendendo a usar o Adf.ly" e saiba como realizar o download. Recomendo a leitura deste tutorial: Como Baixar pelo Mega.

    Leave a Reply

    Que bom que você vai comentar.
    Agradeço seu comentário.
    Volte para saber das novidades